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PERFUMES DE NICHO: Cheiro de história, arte e luxo dentro de frascos

Os perfumes de nicho trazem cheiros inspirados em momentos da história, fragrâncias experimentais e ingredientes raros, fatores que proporcionam uma experiência de exclusividade ao consumidor.

Para falarmos sobre este tema devemos esclarecer a diferenciação de perfumes de design e perfumes de nicho. Os perfumes de design são lançados por grandes marcas de moda e alta costura como Carolina Herrera, Dior, Calvin Klein e Paco Rabbane. A proposta é comercial, um grande marketing é concentrado para que esses perfumes se tornem best sellers e atinjam o maior número de consumidores possível. A qualidade deles não é colocada em xeque por isso, são excelentes perfumes, porém são mais um produto dentro do portfólio de fortalecimento de nome e imagem dessas marcas. 

A perfumaria de nicho, em contramão, nos traz uma experiência customizada. São perfumes trabalhados por ateliês especializados em fragrâncias, que desenvolvem aromas e coleções disponibilizadas em seletos pontos de vendas, utilizando-se de matérias primas raras de valor elevado, e alta concentração de essências. Além disso, são perfumes inspirados por experiências pessoais, momentos da história e que fazem referências a aspectos culturais. Perfumes experimentais com cheiros excêntricos também são encontrados aqui. Neste artigo, te convidamos para uma imersão ao fascinante e luxuoso mundo dos perfumes de nicho.

A conexão dos perfumes de nicho com a história pode ser encontrada em diversas marcas, mas em especial na Creed, fundada em 1760 na Inglaterra. Seu primeiro perfume, o Royal English Leather, foi fabricado sob encomenda para o Rei George III em 1781, que se impressionou ao receber um par de luvas perfumadas da alfaiataria Creed. Em 1854, ao passar por uma mudança de sede e firmar-se em Paris (França), a marca ganhou fama entre a aristocracia francesa e conquistou clientes como Napoleão III – sobrinho de Napoleão Bonaparte – e sua esposa, a imperatriz Eugênia. A Creed cruzou gerações a fio de fragrâncias personalizadas atendendo desde os mais exigentes membros da realeza europeia, até clientes como Madonna, John F. Kennedy e Michelle Obama. Em 2010 reinventou-se e lançou o Aventus Creed, que se tornou um clássico cobiçado da perfumaria de luxo moderna, descrito pela marca como “inspirado na vida dramática de guerra, paz e romance vivido pelo Imperador Napoleão”. 

Os hábitos da luxuosa corte francesa também são inspiração para a casa de perfumaria Parfums de Marly, fundada em 2009. O nome da marca referência o Château de Marly, um imponente e grandioso palácio de férias construído pelo “Rei-Sol” Luís XIV no século 17 que tornou-se palco de grandes festas com convites disputados pela nobreza, contava com estábulos que comportavam cavalos de raça – uma paixão dos nobres – e grandes fontes que tinham suas águas aromatizadas com perfumes produzidos em suas dependências. A propriedade teve seu legado continuado no século 18 pelo famoso rei Luís XV que encomendou estátuas de mármore para homenagear os cavalos. Além da influência no nome da marca, as raças dos cavalos batizam os perfumes da Parfums de Marly, que unem referências de épocas passadas às fragrâncias modernas.

Se por um lado os perfumes de nicho fazem odes à história e nos trazem aromas clássicos, do outro temos uma faceta experimental e moderna encontrada em marcas como Tom Ford e Bond Nº9

A Tom Ford, renomada marca da indústria da moda, decidiu seguir uma linha diferente do habitual de grandes grifes que optam por lançar perfumes de veia comercial. Tom, o estilista que batiza a marca, deu vida a um ambicioso plano de imprimir a identidade elegante, sexualmente apelativa e contemporânea da grife em cheiros. Isso lhe permitiu incorporar acordes de couro, tabaco, cereja e pêssego em notas principais, criando sucessos da perfumaria de luxo que já se tornaram referência como o Fucking Fabulous, Tobacco Vanille, Lost Cherry e o provocativo Ombré Leather.

A Bond Nº9 por sua vez, surgiu em 2003 nos Estados Unidos, com a proposta de homenagear locais e acontecimentos de Nova Iorque, e transmitir o aspecto multifacetado da cidade vibrante. A primeira fragrância da marca foi a The Scent Of Peace, referenciando o retorno da paz à NY após os ataques de 11 de setembro de 2001. Em seus frascos característicos, encontram-se artes que homenageiam suas inspirações.

A experimentação inclusive esteve presente na origem de uma das marcas pioneiras na confecção de perfumes de nicho. A L’artisan Parfumeur nasceu em uma criação experimental do perfumista Jean Laporte: ele foi desafiado a fazer um perfume que cheirasse a Banana. A ideia o inspirou a fazer perfumes com cheiro de Baunilha e Toranja, logo suas fragrâncias com inspiração em essências naturais ganharam notoriedade e lhe renderam o apelido de O Mestre da Fragrância. 

O perfume La Chasse aux Papillons de 1999 colocou os olhos do público sobre a L’artisan Parfumeur décadas após seu lançamento, pois no filme “Como Eu Era Antes de Você” a fragrância é tema de uma cena onde a personagem principal visita o ateliê da marca e adquire um frasco do perfume que tem notas adocicadas e confortáveis de diversas flores.

Cheiros como o de uma lareira, uma manhã preguiçosa de domingo, um mercado de Flores em Paris em 2011, de quando a chuva passa em Dublin, cheiro de um passeio de balão ou de uma meditação num ambiente com chá matcha. Em uma primeira impressão podem parecer ideias pessoais demais para desenvolvimento de perfumes, porém a Maison Margiela em sua linha de perfumes de nicho chamada REPLICA, usou experiências e aromas presentes em memórias sensoriais como inspirações para o desenvolvimento de fragrâncias. A linha apresenta desde perfumes confortáveis descritos como “o cheiro de um passeio na praia” ou “sob uma árvore de limão”, até fragrâncias mais ousadas como “coquetéis e cigarros num clube de jazz” e o perfume chamado Music Festival que remete aos cheiros sentidos no famoso festival de Woodstock em 1969. Todos os perfumes da linha contam com rótulos que descrevem a situação, o local, o ano e qual sensação despertam em quem usa.

Apesar das diferentes origens, inspirações e propostas, o fato é que os perfumes de nicho estão inseridos no mercado de luxo. Além do fator de exclusividade por estarem em limitados pontos de vendas, seus valores podem variar da faixa de R$ 1.200,00 até R$ 5.000,00. 

O perfume Baccarat Rouge 540 da marca Maison Francis Kurkdjian é um grande exemplo de como a atmosfera de luxuosidade está acerca dessa vertente da perfumaria. Criado para ser o cheiro exclusivo do Baccarat Hotel & Residences New York localizado na Quinta Avenida, o hotel é um símbolo de ostentação com sua decoração que conta com cristais por toda parte. O perfume também foi uma celebração aos 250 anos da fabricante de cristais Baccarat. Inicialmente teve apenas 250 unidades fabricadas, porém, sua repercussão foi tamanha que ele entrou de forma contínua no catálogo da marca. Apesar do valor elevado  – podendo ser encontrado por até R$ 4.900,00 no Brasil – o Baccarat Rouge 540 viralizou no aplicativo de vídeos TikTok e ganhou apelo com uma geração mais jovem. Elogiado pela cantora Rihanna, o perfume conta com notas intensas e marcantes notas ambaradas equilibradas pela flor jasmim, e pelo açafrão, ingrediente símbolo de luxo.

Outro clássico da perfumaria de nicho que também explora um ingrediente nobre é o Santal Blanc da joalheria Van Cleef & Arpels. Seu principal ingrediente é o Sândalo: nobre madeira indiana que gera uma variedade de óleos também de elevados valores. Os óleos e a madeira conferem acordes de sofisticação puros e delicados, em harmonia com toda a potência e inabitual cheiro dessa madeira que é sagrada dentro do Hinduísmo, utilizada em rituais, aromatização de templos, ativador de centro psíquico em meditações, acalmar nervos e até mesmo ativação de sexualidade.

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