fbpx

Os perfumes têm validade? Saiba identificar quando eles vencerem

Você já deve ter percebido que depois de algum tempo seu perfume preferido vai perdendo o aroma. Isso acontece porque os componentes químicos de certas fragrâncias tendem a se degradar em menos de seis meses devido a diversos fatores, já outros tipos podem durar até 5 anos.

Certamente você quer saber que tipos de fragrâncias duram mais e quais duram menos, certo? Saiba que perfumes a base de álcool tem maior vida útil, pois são compostos de ingrediente que impedem a oxidação das moléculas. 

Por outro lado, os perfumes estragam muito mais rápido quando são à base de óleos, pois seus componentes se degradam mais facilmente. No entanto, a velocidade com que os perfumes expiram não depende apenas de sua base, mas também dos ingredientes aromáticos que contêm.

Fragrâncias cítricas e de patchouli têm compostos que tendem a se decompor mais rapidamente. Aromas florais, frutados e picantes também tendem a evaporar facilmente. Perfumes com notas amadeiradas e balsâmicas duram mais, mas todos eles eventualmente se degradam. 

Embora os perfumes tenham prazo de validade, seus cuidados contribuirão diretamente para atrasar ou acelerar o processo.

O que acontece quando um perfume perde a validade?

Quando os perfumes expiram, o aroma começa a perder intensidade. Isso faz com que não durem muitas horas na pele. As fragrâncias apresentam mudanças evidentes em seu aroma quando perdem a validade. 

Às vezes é uma mudança sutil, mas outras vezes eles começam a cheirar mal, principalmente quando sua base contém óleos vegetais. Assim, podem assumir um aroma avinagrado, metálico ou ácido.

Um perfume vencido tende a evaporar e esse efeito é bastante perceptível dentro do frasco. Depois de um tempo, mesmo que você não use o perfume com tanta regularidade, notará que a quantidade de líquido diminuiu.

3 elementos que deterioram o perfume

Os perfumes expiram naturalmente com o tempo, no entanto, quando seus componentes são expostos ao meio ambiente, eles se deterioram muito mais rápido devido à ação de três elementos:

Luz: a exposição à luz provoca uma reação química que degrada progressivamente os ingredientes da fragrância. Por esta razão, muitos frascos de perfume são produzidos com uma cor escura.

Oxigênio: este elemento oxida as moléculas do perfume e as faz perder suas propriedades. Quando você deixa um perfume aberto, você o expõe ao ambiente e isso faz com que ele dure menos.

Temperatura: o calor tende a acelerar as reações químicas e a decomposição dos elementos, então manter um frasco de perfume em um ambiente quente faz com que ele estrague mais rápido.

Acontece também que a temperatura de evaporação pode ser variável entre os diferentes componentes do perfume. Portanto, se expostos ao calor, alguns podem evaporar mais rápido.

Dicas para fazer o perfume durar mais tempo

Por fim, a dica para fazer o seu perfume durar mais e armazená-lo em local adequado. Isso quer dizer não deixar o frasco na mochila, na bolsa, ou no porta-malas do carro. Além disso, melhor do que deixá-lo no banheiro (local repleto de umidade), é colocá-lo no armário. Certifique-se também de manter a tampa bem fechada.

Atendimento Comercial. Entre em contato conosco!

Nosso site utiliza cookies para personalizar sua experiência e ao navegar você aceita o uso dos mesmos. Saiba mais em: Política de Privacidade.