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O que é perfume contratipo?

É o nome dado à perfumes similares à marcas famosas. São inspirados em fragrâncias de marcas famosas importadas com o objetivo de se aproximarem ao máximo aos perfumes de grifes famosas.

No mercado atual, existem diversos tipos de perfumes, que se diferenciam de acordo com a qualidade da elaboração e produção. No mercado de contratipos ou inspirados não é diferente, o que torna mais difícil a escolha do consumidor.

Alguns tópicos importantes para essa avaliação são:

  1. Quantidade de essência utilizada
  2. Qualidade das matérias-primas e suas origens
  3. Utilização de água ou não na produção
  4. Qualidade geral do produto, incluindo embalagens, caixas, atendimento, etc.
Sobre as essências
  1. Tipo de pele
  2. Clima
  3. Tipo da nota (ex: notas amadeiradas tendem a fixar mais na pele do que notas cítricas e forais).

Podemos dizer que a alta concentração de essência é o coração da performance olfativa de um perfume. A essência é o principal componente de um excelente perfume. A durabilidade do perfume pode variar com diversos fatores, sendo eles:

Fixador: Mito ou verdade?

Entendemos que o “fixador” é um grande mito na perfumaria. A qualidade e a concentração da essência determinarão o tempo de fixação, além dos fatores mencionados acima. Além disso, o processo de maceração alternada em temperaturas controladas é um diferencial da Parfum Brasil. Não utilizamos notas de almíscar e musk como fixador, pois caso o perfume não tenha essas notas, pode ocorrer alterações olfativas.

Qualidade

Com certeza podemos afirmar que a matéria-prima é item primordial para entrega de um perfume de qualidade. Fique atento a qualidade das matérias-primas, pois em via de regra, quanto melhor a matéria-prima, melhor será a performance do perfume como um todo. Por curiosidade, os melhores produtores de essências estão na Europa, em países como Itália, França, e em menor quantidade na Espanha e Portugal.

O uso da água

Aqui na Parfum Brasil não utilizamos água na composição de nossos perfumes. A água dilui a essência e demais componentes, o que diminui a performance do perfume. Além disso, pode alterar o cheiro da fragrância original.

Fabricação

Você sabe o que é a cromatografia? É um processo onde por meio de um equipamento chamado cromatógrafo (normalmente utlizado pelas fábricas de essências e matérias-primas) se determina todos os ingredientes de uma fragrância famosa, apontando a quantidade de cada item que compõem aquele perfume. Com essa análise realizada temos a lista completa das matérias-primas utilizadas e com isso podemos seguir a “receita” para a criação do perfume.

Matérias-primas

Muitas matérias-primas são de propriedade do fabricante. Por isso temos um processo de substituição e aproximação olfativa. Com isso, escolhemos cuidadosamente os componentes similares para a construção da essência, seguindo as regras de compensação da composição para o máximo de proximidade possível.

Então o perfume contratipo ou inspirado não é verdadeiro?

Sim, são verdadeiros. O ato de reproduzir um aroma o torna diferente do original, parecido, similar, mas diferente. Por isso, as marcas de contratipos possuem embalagens e até nomes próprios para seus produtos.

É a tal referência olfativa?

Exatamente! Não existe patente sobre perfumes, uma vez que é impossível patentear um cheiro. Marcas, nomes, embalagens e outros itens, sim, podem ser patenteados. Por isso, com os processos citados acima, conseguimos chegar em proximidades às essências de marcas famosas e reproduzimos uma nova apresentação em marca, nome e embalagem.

Mas e a qualidade?

Isso varia de empresa para empresa. Nós, da Parfum Brasil, garantimos um perfume com alta concentração e excelente performance.

E por que tem um custo mais acessível?

Diversos fatores colaboram para isso:

  1. Normalmente empresas de contratipos utilizam apenas um tipo de embalagem para seus produtos, tanto em vidro quanto em caixas, diminuindo o custo de desenvolvimento.
  2. Como a concepção do perfume já foi realizada, não temos o custo de um perfumista para o desenvolvimento da essência.
  3. O investimento de marketing e publicidade é muito inferior aos de grandes marcas.
  4. Empresas de contratipos normalmente vendem diretamente ao consumidor. Não há lojas e revendedores na intermediação.

 

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